SOBRE | CV
Sobre
Ceci Astrô, natural de Quatis-RJ, é artista visual preta, sapatão e do interior. Sua forma de perceber o mundo, marcada por uma sensibilidade intensa e não-linear, reverbera na maneira como constrói imagens, desafia estruturas e propõe novas narrativas. Vive e trabalha em Niterói e é graduanda em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Utiliza a pintura como principal linguagem para tensionar imagens e narrativas normativas, desafiando os imaginários coloniais sobre corpo, afeto e existência.
Desde 2024, sua produção tem se expandido em exposições e projetos de caráter político e comunitário, como A ação que rompe o silêncio é mais bonita (Centro de Artes da UFF), Ilu Ayê (Biblioteca do Instituto Pretos Novos), a residência artística Praça da Paty (Morro do Palácio), o projeto 7 Línguas (Ateliê Terreiro) e na Galeria do espaço Cultural Humberto Braga, TCE-RJ (Mês do Orgulho LGBTQIAPN+).
Atuou e idealizou coletivos como Pretas Cenas e o Laboratório de Imagem Pindorama, inserindo sua prática em territórios dissidentes e espaços públicos. Suas obras transitam entre o gesto, o rito e o símbolo, construindo poéticas conectadas à espiritualidade, à cura e à transformação.